quarta-feira, 4 de abril de 2012

Entendendo seu plano com franquia !

Quer saber como funciona seu plano com franquia ?

É para já !

Tomaremos como exemplo aqui um plano de 1MB com 20GB de franquia.


Antes de mais nada, precisamos aprender o que é download e o que é upload.


Download: é a transferência de dados de um computador remoto para um computador local. Tecnicamente, qualquer site da internet carregado consiste em uma série de downloads. O navegador conecta-se com o servidor, faz o download das páginas HTML, imagens e outros itens e as abre, confeccionando a página que é exibida. Portanto, sempre que entramos em uma página na internet, estamos fazendo um download de seu conteúdo para que ele apareça da forma que aparece na tela do nosso computador.


Upload: é a transferência de dados de um computador local para outro computador ou para um servidor. Upload é parecido com Download, só que ao invés de carregar arquivos para a sua máquina, você os envia para o servidor.

Colocarei o print de uma tela com o programa uTorrent, um dos mais usados programas para download de torrents usados na internet, para explicar melhor.


No exemplo acima, temos vários downloads sendo feitos no programa e na área circulada, o total de uplados realizados para cada um deles. Na parte sublinhada de vermelho temos a média da taxa de transferencia de uploads em 72,6kb/s e o total de todos os arquivos dando 23.4GB de upalods feitos. E logo a esquerda temos a taxa de downloads e o total de 1.2GB.

A conta de sua franquia é sempre feita somando-se o total de uploads realizados mais o total de downloads realizados no período. Sendo assim, no caso acima, teríamos um total de gasto de franquia de U + D = 1.2GB + 23.4GB = 24.6GB.

Como levamos como exemplo o plano de 1MB com 20GB de franquia, teríamos, nesse caso, ultrapassado nosso limite mensal em 4.6GB. Como os planos franquiados são, após ultrapassados os limites da franquia, passados para velocidades de 300K, nesse caso ficaríamos até que o período fosse virado com uma velocidade de 300K. Após a virada do período, voltaríamos a conexão normal de 1MB.

Para isso, é importante também que saibamos verificar nosso período corretamente. Vai abaixo um boleto bancário para que possamos ilustrar isso melhor:


Se olharmos a área circulada em vermelho veremos que se encontra escrito dentro dela o seguinte: Refer. ao período de 06/12/2012 a 06/01/2013. Portanto o período do cliente acima, vencerá sempre todo dia 06 de cada mês. 

Levando em conta agora tudo que já colocamos aqui, vamos verificar como ficaria:

Digamos que no caso que estamos trabalhando aqui, estejamos no dia 25/12/2012, ou seja, dentro do período citado na imagem acima ( do boleto bancário ). Se no dia 25, 12 dias antes do vencimento do período, tivéssemos ultrapassado 4.6GB de nossa franquia que é de 20GB, ou seja, totalizando 24.6GB de uso no período, seríamos passados para uma velocidade de 300k, como vimos acima e permaneceríamos nela até o dia 06/01/2013, data do começo do próximo período. Sendo assim, só então a partir do dia 06/01/2013 que voltaríamos para a conexão normal, de 1MB, com a franquia totalmente zerada para um novo período de apuração.

Em nosso site ( www.intnet.com.br ) , temos um link chamado Extrato de Consumo, onde você, cliente, pode verificar sempre que quiser o seu consumo até a data atual e ficar assim sabendo o quanto já utilizou de sua franquia. Abaixo mostra um print do extrato de consumo:


Na figura podemos verificar que além de conseguirmos descobrir nosso período no boleto bancário há a opção também de descobrir pelo extrato de consumo que já vem detalhando à qual período o extrato exibido corresponde. No nosso caso, corresponde ao período de 16/03/2012 a 16/04/2012. Em histórico de consumo, podemos achar o quanto usamos de download e upload a cada dia, até a data atual. E logo abaixo da informação de período temos o total de downloads ( a soma de todos os dias que se encontram no histórico de consumo ) e também o total de uploads. O total, corresponde a somo do total de downloads mais o total de uploads. Nesse caso, como nossa conexão exemplo era de 1MB com 20GB de franquia, o assinante acima teria ultrapassado sua quota de franquia no dia 30/03/2012, provavelmente, e estaria desde então com uma conexão de 300k, só voltando para 1MB ao final do período, ou seja, no dia 16/04/2012.

Espero que o poste tenha ajudado vocês a solucionarem algumas dúvidas e a entender melhor como funciona o seu plano. Ou até mesmo a ajudar aqueles que ainda não escolheram, a escolher o que melhor se encaixa em seu perfil de uso de internet.








Nenhum comentário:

Postar um comentário